domingo, 17 de junho de 2012

III DESAFIO ITIQUIRA DE MTB


III Desafio do Itiquira de Mountain Bike - Prova já consagrada reafirmando todo o seu potencial

Desafio_do_Itiquira_-_Matria_5"A dor é passageira. Desistir dura para sempre!" (Lance Armstrong)
E essa foi a frase dita pelo orador quando o grid de largada estava montado com todos os atletas alinhados para a largada.  Acreditamos que, pelo menos, 99,9% dos ciclistas devem conhecer essa frase que veio do renomado e sete vezes campeão da Volta da França (Tour de France) - Lance Armstrong. Era o estímulo que todos estavam esperando para a abertura do III Desafio do Itiquira de Mountain Bike.
Desafio_do_Itiquira_-_Matria_5Esse ano, com a ajuda dos companheiros João Passos "O Bosco" (que você pode conferir a entrevista do Bikegiro clicando aqui) e Sillas Vinícius, presidente do Clube Formosa Bike Sport, Edna dantas fez questão de reforçar que esse ano a prova foi organizada na raça!!!!! 
Compartilhamos algumas dificuldades que surgem ao se organizar um evento deste porte. Infelizmente, o "visão" de empresas que poderiam entrar como parceiras de um grande evento assim ainda está muito restrita. Empreendedores não vêm que há muito retorno, principalmente em se tratando de marketing para sua marca. 
Mesmo sem patrocínios de grande porte, Edna Dantas topou realizar a prova por mais esse ano que com certeza, foi um sucesso!
Vimos que não havia lugar melhor para agrupar tanto familiares quanto amigos na praça da Prefeitura, que contou com um bom ponto de venda de mantimentos e muita sombra e água fresca servida pela organização.
Destaque para a ajuda dos sempre presentes membros do Exército Brasileiro, auxiliando em todos os pontos da prova. A cronometragem ficou com o excentíssimo trabalho da Sistime Cronometragens.
Destaque para a participação de diversos atletas mirins trazidos pelo Clube Formosa Bike Sport. Apenas em provas nas regiões de Formosa é que se vê tantos atletas das categorias de base, diferente de outras provas em outras localidades. Excelente sinal de que novos frutos aparecerão nos próximos anos.
O percurso:
Ouvindo a sugestão dos verdadeiros Mountain BIkers, a organização fez questão de colocar verdadeiros desafios, principalmente em se falando no single track nos 5 km finais da prova. Diferente dos outros anos, a prova foi rápida e dura, com subidas íngremes e passagem por locais que fizeram os mais preparados serem "naturalmente selecionados".Desafio_do_Itiquira_-_Matria_6
Acreditamos que esse relato do percurso sirva para praticamente todas as categorias: uma descidona e uma subidoa. Simples assim! Com tempo de prova que girou de 1:30 (para os mais monstros) e 3:00 (para os iniciantes), a prova começou em um grande declive. Todas as categorias andaram emboladas em pelotões até por volta do quilômetro 20. A partir daí, as subidas comeram solta e, ao final, um belíssimo single-track que com certeza "peneirou" os mais experientes. Destaque para a estrutura de apoio com muitos pontos de água. Acreditamos que daria para correr a prova até sem caramanhola, de tantos que haviam no meio do percurso.
Problemas na marcação:
Esse foi um problema detectado por diversos atletas e foi de enorme pesar para todos. A organização salientou que o percurso estava muito bem marcada até um dia antes da prova, com placas e cal em toda sua extensão. Porém, esclareceu que, infelizmente, foi vitma de vândalos da região que, além de apagarem diversas marcações, ainda viraram placas e fecharam porteiras. Informaram que especialmente provas de maratonas ficam com esse viés quando alguns cidadãos não vêm o nosso esporte com bons olhos. Dessa forma, alguns atletas foram prejudicados pelo resultado, mas a orgização, na medida do possível, tentou sanar os problemas. 
Desafio_do_Itiquira_-_Matria_3Homenagem ao falecimento do atleta Clóvis, de Planaltina-DF
No início da semana, esse assunto tomou conta dos ouvidos de todo o meio ciclístico. Infelizmente, por conta de uma verdadeira fatalidade, o atleta Clóvis, de Planaltina-DF acidentou-se no percurso no dia do reconhecimento que rolou uma semana antes da prova e veio a falecer. O atleta não conseguiu fazer uma curva antes da ponte e caiu na barranco do rio, vindo a falecer. Sem dúvida, uma fatalidade, visto que não tratava-se da parte mais técnica e perigosa do circuito. A família compareceu na largada da prova e foi homenageada pela organização. Foram amarradas fitas pretas no pulso de todos os atletas para lembrar o colega e fizeram um minuto de silência antes da largada.
Os resultados:
Confirmando o favoritismo, Josemberg Nunes "o Montoya" (JC, Focus, Mz Construtora), pelo terceiro ano seguido, sagrou-se campeão da prova. O campeão foi seguido pelos atletas José Hélio (ICESP, Neocom, JC Gontijo), Rodrigo Ribeiro Nunes(Jc Bikes, Focus, Coolcat) e Elano Barbosa (Jovens Adventistas).
Na Elite feminina, Amanda Vieira (Bosco), atleta de Brasília que vem se destacando fortemente nas provas da região, sagrou-se campeã. Em segundo lugar, Debora Ferandes (Gomão Bikes, Clubecoat-Nexrun/MP), seguida de Raquel Falcão (Bikemania, Vitruviano), Taylane de Jesus Camita (Montoya Bike) e Fabiana Gumprich (Kchaça Mtb). infelizmente, uma atleta acabou desclassificada por infringir uma regra definida e divulgada diversas vezes pela organização. 
O bikegiro destaca as empresas que entraram como parcerias do evento e, sem dúvida, valorizaram muito o Mountain Bike na região! Vamos apoiar essas empresas galera!!!!!!
Desafio_do_Itiquira_-_Matria_4

Fotos:

Nenhum comentário: