terça-feira, 14 de agosto de 2012

CHIA

Mais uma nova onda, semente de chia
 
 
Depois do ‘boom’ da linhaça e da quinua, chegou a vez da CHIA. Por aqui esta semente ainda não está muito conhecida mas em alguns países do hemisfério norte já virou moda.
A Chia é uma planta, cujo nome botânico é Salvia Hispanica, cultivada há muitos séculos no sul do México. Ela era muito popular entre os maias e astecas, sendo um componente importante da alimentação. Interessante é que esta semente era tão valiosa que também era usada como moeda de troca entre estes povos. Elas ficaram confinadas lá no México, onde nunca deixaram de ser cultivadas, até o pessoal natureba descobrir, alguns anos atrás, que semente de chia é um dos alimentos mais completos, nutritivos e funcionais que existe!
No México, ainda constuma-se dizer que uma colher de sementes de chia é o suficiente para sustentar uma pessoa durante um dia inteiro. Logo, não é por acaso que chia é uma palavra maia que significa “força”.
Bom, mas agora vamos ao que interessa, quais os benefícios que estão dizendo por ai sobre esta tal semente chia.
A semente é rica em fibras solúveis e insolúveis. A vantagem das fibras presentes na casca da semente é proporcionar a sensação de saciedade. Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gel.
 Este gel é excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo, potencializa a absorção de nutrientes e retarda a vontade de comer por ocupar espaço no nosso aparelho digestivo. É como se demorássemos mais tempo para ficar de ‘estômago vazio’.
A chia é rica em ácidos graxos do tipo ômega 3, importante para regular os níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicérides no sangue. Relatam que ela possui mais ômega-3 do que o salmão e do que a linhaça. E com uma vantagem em relação a essa última: não é preciso triturar a semente chia antes de ingerí-la para conseguir absorver o benefício.
Além disso, a chia possui quantidades adequadas de ferro, cálcio e magnésio.
A quantidade sugerida para ingestão é de 1 colher de sopa cerca de 30 minutos antes do almoço e jantar para melhorar o funcionamento intestinal e gerar maior sensação de saciedade.
Sugestões de consumo: pode ser consumida pura mesmo em iogurtes, vitaminas, sucos, saladas, sopas e outras receitas. Na foto abaixo está batida com leite e morangos!
 
 Formas disponíveis no mercado: grão, óleo e farinha
image
Obs: o óleo de chia não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e na versão em grãos. Os demais componentes, como o ômega 3, permanecem inalterados.

Nenhum comentário: