domingo, 30 de outubro de 2011

Especial Bicicleta: entre em forma pedalando.


Orientações para você malhar e se divertir, fazendo da magrela a sua companheira de treino:




Pedalar é uma atividade para a família toda
Bicicleta é um “brinquedo” para a vida inteira. Mais do que momentos de lazer, ela pode proporcionar saúde e boa forma. Para quem não pode, não consegue ou não gosta de correr, por exemplo, pedalar é uma excelente alternativa de exercício aeróbico.
“Uma pedalada leve queima cerca de 400 calorias por hora. E, por não causar tanto impacto nas articulações, oferece menos riscos de lesões do que a corrida”, compara Kenny Monteiro, triatleta e professor de ciclismo Cia Athletica, unidade Belém do Pará.



om as facilidades da vida moderna, o sedentarismo ganha cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas de saúde.
Manter uma dieta equilibrada e introduzir a atividade física na rotina são premissas básicas para ficar longe das doenças.
“Exercícios simples, como caminhar ou andar de bicicleta, ajudam a prevenir doenças crônicas como obesidade, colesterol alto ehipertensão”, diz Mauro Guiselini, professor de educação física do curso de Educação Física do Complexo Educacional FMU, de São Paulo.
O ciclismo traz benefícios físicos e emocionais, contribuindo muito para a qualidade de vida. “Como atividade aeróbica, gera perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse. Praticada com bom senso e na medida da forma física de cada um, a atividade quase não tem restrições”, completa Marcos Paulo Reis, treinador de corrida e ciclismo, diretor técnico da MPR Assessoria Esportiva, de São Paulo.
Não importa se o objetivo é melhorar o condicionamento físico, manter a forma, passear com a família no fim de semana, adotar a bike como meio de transporte ou mesmo treinar parar participar de competições. Antes de dar o start no esporte é bom consultar um médico, que pode ser o clínico geral ou o cardiologista.



Acessórios para a bicicleta
-Bomba de pé para calibrar o pneu
- Kit de remendos para a câmara
- Óleo de corrente
- Luzes dianteira e traseira
- Garrafinha (térmica ou não) ou mochila para água (para quem faz trilhas)
- Pezinho (para a bike ficar de pé)
- Paralamas
- Buzina
- Bagageiro
- Cestinha
- Trava e cadeado
- Bolsas para a bicicleta ou para o ciclista, do tipo mensageiro
Acesssórios individuais
- Capacete
- Óculos escuros (para o sol) ou com lente transparente (protegem do vento e da chuva)
- Luvas (alguns modelos ajudam a prevenir mãos dormentes pois têm almofadas de gel nos pontos de pressão)
- Bermuda ou calça de ciclismo (há cortes diferentes para homens e mulheres)
- Camiseta de ciclismo (tem bolsinhos para carregar kit de remendos e suplementos)

- Manguitos e pernitos (são mangas e pernas para colocar por cima da roupa e que ajudam a regular a temperatura corporal)
- Poncho ou capa (para a chuva)
Fonte: www.ig.com.br

Nenhum comentário: