segunda-feira, 30 de novembro de 2009

20 dicas para pedalar com segurança.

Andar de bike faz bem para o corpo e para a cabeça, preserva o meio ambiente e garante um futuro melhor. Além disso, emagrece, modela as pernas, melhora o fôlego, alivia o stress e deixa a gente feliz. Mas para pedalar com segurança é importante seguir algumas regras e dicas:

1- Antes de sair para pedalar confira se sua bicicleta está em ordem. Verifique os pneus, freios e rodas. Não deixe o selim muito baixo, o joelho deve ficar levemente flexionado quando o pedal estiver na posição mais baixa.

2- Equipamentos de segurança são essenciais. O capacete é um item mais que obrigatório. Luvas e óculos também são importantes.

3- Use roupa própria para pelalar, de preferência com cores vivas para que você fique bastante visível aos veículos. A bermuda acolchoada pode evitar dores desagradáveis.

4- À noite fique iluminado! Use pisca-pisca traseiro, farol ou sinalização refletiva.

5- Espelho retrovisor e campainha também são importantes. Inclusive é lei (Art. 105 - VI CTB).

6- Seja sempre autossuficiente tanto consigo mesmo quanto com sua bicicleta.

7- Leve sempre consigo uma câmara de ar reserva, bomba de encher pneus, kit remendo e chaves compatíveis com sua bicicleta.

8- Você faz parte do trânsito e tem direitos. Não deixe que os carros o forcem para o lado. Eles devem, por lei, manter uma distância de 1,5 m no mímino. Você tem direito à faixa. Mesmo assim, evite ruas movimentadas e a "disputa" com os carros.

9- Planeje rotas secundárias com pouco movimento de veículos e siga sempre as leis de trânsito. Circule sempre pelo lado direito da via, não muito próximo do meio fio e no mesmo sentido dos veículos. diga sempre a alguém para onde vai.

10- Siga o fluxo do trânsito, jamais na contramão. Ande em linha reta. Não faça zigue-zague e só olhe para trás quando for realmente necessário.

11- Para atravessar a rua, desça da bicicleta e a empurre ao seu lado, observando todas as regras para pedestres.

12- Sinalize com gestos suas intenções de manobras. Faça-se bem visível.

13- Pedale defensivamente. Perceba as inteções do motorista. Fique atento aos veículos que podem surgir de repente de uma rua ou entrar corando a sua frente.

14- Não pedale colado aos veículos. Esteja sempre pronto para frear e tome cuidado com o chão liso.

15- Hidrate-se! Antes, durante e depois da pedalada.

16- Seja sempre gentil com os outros. Irritar-se jamais resolverá os problemas.

17- Cuidado ao passar por carros estacionados: as portas podem se abrir de repente e causar acidentes.

18- Muita atenção nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos.

19- Não use fones de ouvido. Eles podem bloquear sons que você precisa ouvir para dirigir defensivamente. Falar ao celular pedalando, nem pensar!

20- Pedale transmitindo segurança aos outros. Nas descidas, não deixe a bicicleta correr demais e fique atento com as mudanças de terreno.

Bons pedais!!!

Nenhum comentário: